Reiki na FURB

O projeto

Reiki na Universidade

Este site faz parte do Projeto Reiki na FURB.

O projeto tem como objetivo oferecer ensino gratuíto de Reiki, na Universidade de Blumenau. Cursos e iniciações em Reiki são oferecidos frequentemente.

A exemplo de outros locais de excelência no ensino e pesquisa no país, como a UNIFESP e a USP, estamos oportunizando na FURB a inserção no campo das práticas integrativas e complementares em saúde, visando uma atenção mais holística ao ser humano.

Vários hospitais de referência também já oferecem Reiki aos seus pacientes, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês.

Seu Objetivo é contribuir para uma maior humanização do atendimento humano, com o desenvolvimento da espiritualidade, da paz interior e realização pessoal, com o desenvolvimento de uma filosofia de vida individual e coletiva que possa transformar nosso corpo e o ambiente externo instável e desequilibrado em que vivemos, num ambiente acolhedor e harmonioso.

Objetivo Específicos:

  • Contribuir para a harmonização das desordens físicas, emocionais, mentais e espirituais das pessoas;
  • Oferecer um momento de discussão sobre espiritualidade e desenvolvimento humano;
  • Contribuir para a disseminação do conhecimento sobre o Reiki e terapia holística na sociedade.

Metas:

  • Oferecer o ensino do Reki para a comunidade interna e externa à universidade;
  • Contribuir para a ampliação da visão das pessoas e compreensão sobre o ambiente interno e externo;
  • Oferecer cursos de Reiki e sintonização, de forma gratuíta.

O Por Quê do Projeto:

Atualmente, é fácil observar que a Humanidade tem muita sede. Sede de paz, sede de justiça, sede de igualdade social, sede de amor incondicional. Nosso mundo está repleto de guerras, fome miséria, sofrimentos de toda espécie. No aspecto do relacionamento humano, as coisas não vão melhor: inveja, raiva, egos envaidecidos e sentimentos destrutivos afloram com intensidade cada vez maior. As pessoas estão inquietas. Crises econômicas, políticas, morais e éticas nos atingem seguidamente. Torna-se cada vez mais difícil manter a tranqüilidade de espírito necessária para vencer os desafios do dia-a-dia com tranqüilidade. Em todo o mundo, observamos esta inquietação crescente. Raiva, medo, angústia, sentimentos negativos de toda a sorte afloram com cada vez mais intensidade. Caminhando pelas ruas, em alguns lugares, sentimos um ambiente carregado, energias negativas se concentrando e modificando o ambiente ao nosso redor. Em alguns locais chega a ficar insuportável a mera permanência, devido ao mau humor e às más vibrações reinantes. Mas é possível mudar. E mais que isso, é possível ajudar as pessoas a mudarem. É possível viver a vida de maneira mais tranqüila, em paz consigo mesmo e principalmente com os outros. É possível compreender os mecanismos mais sutis que afetam nossa vida aqui na terra. É possível viver amando o próximo como a nós mesmos. Existem vários caminhos, e nenhum deles exclui os demais. Livre de dogmas religiosos, é possível desenvolver uma espiritualidade, individualmente ou com o auxílio de várias ferramentas, que nos liberta das ilusões do mundo físico. A humanidade precisa redescobrir estes caminhos. Uma das maneiras de desenvolver nosso potencial mais sutil, e perceber a vida por outros prismas, é o REIKI.

Inúmeros hospitais ao redor do mundo têm não só aceitado, mas fomentado a utilização do Reiki no atendimento aos seus pacientes. Gostaríamos de citar os seguintes hospitais, onde o Reiki é oferecido oficialmente como terapia alternativa e complementar: Sloan Kettering Cancer Center (Nova Iorque), Program for Children with Cancer (Columbia), Mercy Hospital (Portland), Willcox Memorial Hospital (Hawai), Center for Integrative Medicine at George Washington University Hospital (D.C.), Sammuels Center for Comprehensive Care at St. Lukes-Roosevelt Hospital Center (Nova Iorque), Tucson Hospital Center (USA), California Pacific Medical Center (USA), Portsmouth Regional Hospital (USA), Hospital Ramón y Cajal em Madrid (Espanha), Hospital S. João no Porto (Portugal), Lynden Hill Clinic (UK).

É importante observar que muitas pessoas ao redor do mundo, infelizmente, “mercantilizaram” o Reiki de maneira absurda, chegando inclusive ao cúmulo de diferentes formas de Reiki terem sido patenteadas por alguns indivíduos, em alguns países, inclusive no Brasil. Para conseguir isso, essas pessoas “criaram” diferentes “sistemas” de Reiki, modificando ligeiramente sua forma de ensino e aplicação, de modo a poder modificar sua denominação, e a patentear seus sistemas. Assim, essas pessoas chegam a cobrar valores extremamente altos para “ensinar” o seu sistema de Reiki, e principalmente na concessão do nível de Mestre em Reiki à um aluno (que o autoriza a ensinar e iniciar outras pessoas), estes valores chegam a ser astronômicos. Essas pessoas chegam inclusive a formar sindicatos e associações que inibem o aprendizado de Reiki por outras vias, criando uma espécie de reserva de mercado. O ensino e a aprendizagem do Reiki Usui por este projeto não cobra pelas iniciações, que são gratuitas, buscando tornar o Reiki acessível ao maior número possível de pessoas.

Mas afinal, o que é Terapia Holística? Em 1971, Dennis Gabor recebeu um Prêmio Nobel por ter construído o primeiro holograma, uma fotografia sem lente em que um campo de ondas de luz disseminada por um objeto era registrado como padrão de interferência sobre uma chapa. Quando se colocava o holograma ou o registro da fotografia em um laser ou raio de luz coerente, o padrão original de ondas se regenera em uma imagem tridimensional. Cada pedaço do holograma é uma exata representação do todo, e reconstruirá a imagem inteira. O que seria então uma técnica de cura holística? Qualquer técnica que “vê” o ser humano como um todo, não apenas um corpo físico, mas também todas as partes energéticas mais sutis que o compõe. Tratar uma enfermidade através dessas técnicas leva em conta não só as causas físicas, como também os aspectos emocionais, mentais, espirituais, etc. Por exemplo, quando uma pessoa vai ao médico, ele será tratado com os meios que o médico dispõe: remédios, cirurgia, radioterapia, entre tantos outros que atingem somente o nível físico. Um terapeuta holístico vai se preocupar com o que ele come, pensa, faz e sente, com o meio em que vive, sua visão perante a vida, e outros aspectos mais. Um reikiano, por exemplo, nunca vai fazer um tratamento apenas na região afetada pela enfermidade, pois as verdadeiras causas podem estar muito longe deste local, até mesmo em outros planos. Se alguém está com dor de cabeça, ele não vai aplicar Reiki apenas nessa região, mas sim fazer uma sessão completa, pois estará visando o equilíbrio energético daquele ser. Uma pessoa equilibrada energeticamente é seu próprio curador, não necessitando de agentes externos para conseguir esse feito. Infelizmente, estas pessoas são ainda raras em nosso plano, devido a uma série de fatores. Desta forma, buscamos devolver a cada um seu potencial de cura, compartilhando nosso conhecimento a todo aquele que demonstrar verdadeiro interesse. Como disse Buda, “explicar e difundir a verdade é a maior de todas as caridades”. Como somos parte inseparável do todo, podemos, elevando nossas freqüências vibratórias, imergir na consciência do todo. Nesse estado holístico, teremos a capacidade do conjunto, não apenas do eu. Quanto maior for a sua facilidade de ficar nesse estado de ausência de ego, maior será sua evolução espiritual. Se você tem consciência que faz parte do todo, passará a respeitar mais os outros seres, pois saberá que cada um (um grão de areia, uma Estrela ou outro ser humano) também é parte de você.

4 Respostas to "O projeto"

oi, adoraria fazer o curso….como faço?

Olá Solange, é só ficar atenta ao período de inscrição, que divulgamos no site e por email!

Oi,adoraria fazer o curso,mas teria q,ser nível um,tem possibilidade?reiki nível 1,como entro então contato?Juliana.

Olá Juiana

Sim, teremos um novo round, começando pelo nível em, por abril do ano que vem. Fique atenta a este site para não perder!

Abs,

Caio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse site e receber notificações de novos posts por email.

Visitantes:

  • 50,415 até agora

Próximo Curso de Reiki (Auditório do Bloco J, campus I da FURB):

Nível I1 de setembro de 2017
67 dias até lá.

Tópicos:

%d blogueiros gostam disto: